Resenha do Livro – Química Perfeita

resenha quimica perfeita
Título: Química Perfeita
Autora: Simone Elkeles
Editora: Underworld
Ano: 2011
Páginas: 307
Esse não é um romance “água com açúcar”. Se esse foi o seu primeiro pensamento, pode descartar. Começando pelos estereótipos muito vistos em filmes americanos, temos a Brittany Ellis, uma líder de torcida considerada a perfeição em pessoa, namora o capitão de equipe do futebol, e é invejada por toda a escola, a garota é do tipo: Quem não a deseja, quer ser como ela.  Em contrapartida temos Alex Fuentes que é descendente de mexicano e faz parte de uma gangue, conhecida como Sangue Latino. Ou seja, encrenqueiro e temido por muita gente por sua má reputação. Forte, lindo e intimidador podem ser características que o definem.
Mas a história de ambos não é tão simples assim, a superficialidade passa longe nesse livro, o que nos permite saber que nenhum deles é o que aparenta ser. Dessa forma podemos conhecer uma Brittany que não quer ser a garota perfeita, mas precisa manter as aparências, afinal se você não expõe seus problemas para o resto do mundo seria como se eles não existissem, ou ao menos é assim que Brittany foi ensinada a pensar. Um de seus “problemas” é que a garota tem uma irmã mais velha que sofre de paralisia, não podendo se mover ou se comunicar normalmente. Mas Brittany a ama mais que tudo, sempre a protegendo e cuidando dela. Já o Alex usa sua fachada de “bad boy” e seu sangue latino apenas para proteger sua família e lhes proporcionar conforto, não se envolve com drogas nem com nada “pesado” que o torne um criminoso, e está atrás de quem matou seu pai na sua frente quando ele tinha apenas 6 anos. Portanto, eles são completamente opostos, se desprezam, mas sequer imaginam que possuem algo em comum: não são quem aparentam ser. Então a situação é “levemente” abalada quando a professora de química decide escolher as duplas de laboratório e os dois são obrigados e trabalhar juntos. O interessante é que esse ponto da história torna o título do livro “Química Perfeita” ambíguo, conseguem perceber? Haha
 O que acontece a seguir é o óbvio, a intriga e discordância os aproximam e eles se apaixonam. Mas ao mesmo tempo, vão descobrindo o mundo um do outro, passando aquela barreira superficial das aparências.
A narrativa é intercalada em capítulos pelos dois personagens, e pouco a pouco vamos compreendendo a sua forma de pensar, os seus medos, dúvidas e frustrações. A autora coloca toda essa história “clichê” de uma forma tão inusitada na narrativa que faz até o leitor repensar alguns de seus valores, e das pessoas que o cercam. Afinal as aparências enganam, não é mesmo? E quem seria você para julgar o comportamento ou as atitudes de alguém?
Então o livro aborda muitos temas infelizmente “comuns” que merecem ser discutidos, como: Problemas familiares, estereótipos, preconceito, expectativa da sociedade, o “achismo” de que é mais fácil fingir ser quem não é, e é claro, o julgamento que existe diariamente em todos os lugares com todos os tipos de pessoas. Esse livro faz parte de uma trilogia dos irmãos Fuentes, no caso um livro para cada irmão, e acredito ser uma leitura muito válida, pois apesar do romance de certa forma “clichê” a mensagem transmitida é bem interessante.
“A questão é que não adianta se esconder. Isso não vai resolver seus problemas. Quando você sai do esconderijo, a vida está lá, olhando para a sua cara. Acredite, eu já tentei isso. E não funciona, porque os problemas continuam existindo.” 
Youtube | Instagram | Twitter | Flickr | WeHeartit | Skoob | Vine | Bloglovin | Pinterest | Facebook

 

Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s