Como Fazer Stop Motion?

CAPA
Acho que todo mundo já viu um vídeo de Stop Motion não é? Já vou adiantando pra vocês que esse tipo de vídeo é o resultado de um trabalho bem árduo haha mas  fica incrível, então com certeza vale a pena fazer um experimento! 
Pra quem não sabe, Stop Motion é basicamente um vídeo composto por uma sequência de fotografias para simular movimentos. Geralmente esse tipo de vídeo é feito com 10 fotos por segundo onde consequentemente em 1 minuto (60 segundos) de vídeo você terá que fotografar 600 vezes. Mas se você quiser um vídeo ainda mais fluído também pode fazer com 12 ou 15 fotos por segundo, o que resulta em 720 e 900 fotos por minuto. É muita foto, não é? 
Vários desenhos bem conhecidos foram feitos através dessa técnica, como: O Estranho Mundo de Jack; A Fuga das Galinhas e  A Noiva Cadáver. Nesses filmes são utilizados 24 quadros (fotos) por segundo, ou seja, para cada minuto (24×60) serão 1440 fotos. Agora pensem no trabalhão que é produzir uma animação dessas.   
Nesse post eu vou contar pra vocês o que é necessário para criar uma animação básica de Stop Motion, só pra vocês criarem um gostinho pela técnica! 
Primeiro quero dizer que o que vai fazer o vídeo ficar incrível  é a criatividade de vocês! Podem utilizar bonecos inanimados, qualquer objeto aleatório, e até mesmo uma pessoa para fotografar. Para ficar ainda mais legal tentem fazer um vídeo sobre algo que seria “impossível” em uma gravação normal, como por exemplo: Uma pessoa voando, fazendo acrobacias, um boneco criando vida, etc. 
Então o básico que você irá precisar para fazer um vídeo em Stop Motion é: 
Uma câmera para fotografar.
Independente de qual câmera for: celular, máquina digital, câmera semi profissional etc. Tenha em mente que ela precisará ficar extremamente estática. O ideal é não ter nenhuma tremidinha na imagem, mas sabemos que isso é muito difícil, então pense que quanto menos movimentar a câmera melhor. No caso, é necessário fixar a câmera em algum lugar, já no ângulo certo para fotografar, um tripé é a melhor opção, mas pode-se também utilizar fita crepe e afins.  
A luz utilizada para fotografar também tem que ser constante, sem mudanças de intensidade, brilho, cor etc. Ou seja, luz natural não é a mais recomendada. 
Suavidade de movimentos, quanto menor for a mudança de posição do objeto ou da pessoa, mais natural será o movimento no vídeo. 
Um programa de edição ou aplicativo para juntar as fotos e montar o vídeo. 
Para inspirar um pouco vocês, eu vou deixar aqui um Stop Motion que eu fiz durante a minha faculdade de Produção Audiovisual. Estávamos em quatro para fazer o vídeo, e uma de nós foi fotografada. Foi super engraçado gente, nós utilizamos um estúdio fotográfico e deixamos a câmera presa no tripé, mas de certa forma suspensa em um mezanino que tinha no estúdio, pois ela iria fotografar o chão (não façam isso, sério). Então foi super trabalhoso, levou uma tarde inteira para conseguirmos e não ficou do jeito que queríamos, é lógico, começamos do jeito mais difícil hahaha. Mas valeu muito a experiência e mesmo assim eu curti o resultado! 
Se vocês já utilizaram essa técnica me contem como foi! Espero que tenham gostado, beijão 
Youtube | Instagram | Twitter | WeHeartit | Skoob | Bloglovin | Pinterest |Facebook
Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s